fbpx

Missão, Visão e Valores e sua Importância


Imagine você em alto mar, à deriva, sem destino, sem mapa, sem uma bússola. Parece loucura, não é mesmo? Assim é uma empresa que sem sua missão, visão e valores. Muitos veem como algo desnecessário e até mesmo como uma coisa romântica: “palavras bonitinhas” para as pessoas verem em um quadro moldurado na parede, que no final não vale muito.
Se você acha que missão, visão e valores são somente “palavras bonitinhas” da sua empresa, tome cuidado! Você pode estar confundindo seu núcleo estratégico e confundindo a si mesmo!

Afinal, para que serve essa missão, visão e valores?

Serve como um guia, tanto para gestores e colaboradores saberem onde a empresa quer chegar. Assim podemos traçar objetivos claros e definir metas a curto, médio e longo prazo para chegar ao nosso objetivo final.

Missão

Deve se responder qual é o propósito da empresa.

Exemplos de Missão:
“Alegrar Pessoas.” Disney

“Refrescar o mundo em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença onde estivermos, em tudo o que fizermos.” Coca-Cola Brasil

“Ser a mais prazerosa experiência de alimentação.” Burger King

“Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.” Gerdau

Visão

Responder onde a empresa quer ir.
“Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.” Fiat

Valores

Aqui é o que a empresa respeita, sua cultura, seu ambiente e suas crenças.
“Proximidade ao cliente. Alta performance. Adicionar valor. Renovação. Respeito. Responsabilidade Social. Sustentabilidade.” Volkswagen

Lembre-se missão, visão e valores podem mudar ao longo do tempo não é preciso estagnar-se em um só formato, se não está mais compatível com seu modelo, mude! Simples assim. Mas sempre pense nos seus colaboradores, evite pensar apenas para agradar seus clientes externos. Assim, sua empresa terá uma referência para futuras estratégias empresariais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *