Para que o Marketing Digital faça sucesso, ele precisa essencialmente gerar audiência ao seu website, blog, rede social etc. No entanto, para isso acontecer vai depender da escolha de estratégia que se está buscando realizar.

O Marketing Digital é bastante maleável, permite que você faça uso sem limites da criatividade para gerar atenção ao seu público alvo. As métricas são uma parte essencial desse tipo de marketing, pois é o que permite avaliar resultados, negativos ou positivos.

Os testes A/B são escolhas obrigatórias para que você faça avaliações e entenda o que realmente está dando certo para tornar o processo escalável, ou dando errado para eliminá-lo.

Neste artigo iremos nos ater sobre os Testes A/B e explicitar porque eles podem vir a ser a salvação da sua lavoura.

Vamos lá!

 

Do que se trata os testes A/B

Esses testes podem até dar um trabalhinho, mas são bem mais simples do que muita gente pensa.

Trata-se de fazer ajustes no seu site sem suposições do que poderia a vir gerar potenciais clientes, mas se pautando em dados reais e relevantes.

Os testes A/B consistem em fazer duas comparações de alguma variável no seu site para saber qual gera o melhor resultado.

É bem fácil entender, você vai pegar algum ponto do seu website, blog etc. um elemento específico por vez, e aplicar dois formatos novos para saber qual obtém mais audiência e cliques por parte do seu público.

Esses testes são muito importantes para aperfeiçoar sua estratégia na web. Dá para conseguir aquele Up que você tanto precisa com coisas que talvez você ache que são apenas detalhes.

Muitos internautas abandonam um site quando a usabilidade se mostra falha, quando os elementos da página demoram carregar. Boa parte ainda, mostra resistência em preencher formulários se estes não estiverem bem posicionados ou serem de simples preenchimento.

Estas são informações significativas e podem ser a resposta aos números baixos de cliques que seu site tem angariado. Assim, você pode tomar suas decisões baseadas em números concretos, sem achismos.

 

O que testar especificamente?

Primeiramente, você não pode escolher elementos aleatórios para aplicar os testes, é necessário que se faça uma avaliação do que realmente trará resultados positivos, ou seja, conversões.

Os testes A/B também se aplicam aos e-mails marketing e estes, também são passíveis de serem aplicadas técnicas para saber qual gerarão mais resultados.

Enfim, especificamente se atente a coisas como o conteúdo que está sendo transmitido, ele é relevante? A estrutura é fácil de ser assimilada? As ofertas estão sendo bem explicitadas?

E as imagens que você usa, chamam a atenção? Geram impacto?

As Landing Pages estão boas de verdade? A acessibilidade garante rapidez e clareza?

As Call to action estão bem posicionadas? Estão num formato e cor legais ou será que dá para dar aquele ‘‘tchan’’?

E o modelo dos e-mails? Que tal mandar em um horário diferente? Ou ter mais criatividade no campo ‘‘Assunto’’?

Estas são questionamentos mais que pertinentes que você deve fazer a si mesmo sobre suas redes de divulgação e o que de fato elas vêm reproduzindo, também os principais aspectos para que de cara você já saiba o que observar para começar a fazer seus testes.

 

Como gerir testes A/B?

Existem ferramentas especializadas para te auxiliar a realizar os testes A/B. O próprio Google disponibiliza meios para tornar seus testes mais simples. Ferramentas como: Google Analytics, Optimizely, Unboundce etc.

Conheça-os e escolha o que melhor se ajustar a você e suas necessidades. A forma de ser implementado vai variar de acordo com a ferramenta escolhida.

 

Tenha estatísticas em mente

É importante lembrar que deve ser estabelecido um número de cliques para representarem uma estatística que tenha significância para padronizar o teste que gerou resultados.

Dessa forma você evita dar um tiro no escuro e ficar à mercê de resultados muito baixos e que podem não dar em nada.

Ter paciência é necessário nesses casos, pois os resultados não surgem da noite para o dia, é preciso esperar. E também não há garantias que os testes funcionem de cara, talvez você precise fazer 2,3,4 vezes para conseguir o resultado que deseja.

 

Concluindo

A maneira mais eficaz de descobrir as melhores formas de execução do Marketing Digital para sua empresa, está em utilizar os testes A/B.

Com a porcentagem de aceitação em alta, sem dúvida seus negócios irão alavancar no mercado. Os testes A/B são fundamentais nessa empreitada.

Bom, acho que você entendeu, né?

Então vamos ao trabalho!

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