Tem muita gente falando sobre Remarketing, ainda mais quando se trata de Marketing Digital. Sim, o Remarketing é mais uma ferramenta usada pelo Marketing Digital e caminha juntamente com o Inbound Marketing, aquele velho conhecido nosso.

A maioria de nós, já foi ‘’vítima’’ do Remarketing. Alguma vez você já parou para procurar por ‘’Tênis’’, por exemplo, e em cada site que você passou depois, até mesmo na sua caixa de e-mail, rede social; anúncios de tênis, os mais diversos, ficaram te perseguindo? Voilà! Isso é Remarketing!

Remarketing - Infográfico Exemplo

O que é Remarketing

O Remarketing, é uma ferramenta criada pelo Marketing, que visa converter o visitante do seu site em um comprador. ‘‘Remarketing’’ e ‘‘Retargeting’’, podem ser tomados como sinônimos. Retargeting do inglês, seria algo como ‘’re-mirar’’.

Dessa forma, busca-se atingir aquele visitante que tenha procurado por algum produto ou serviço no seu site, mas tenha saído por um motivo ou outro. É a partir daí, que começa a atuação do Remarketing, ele permite que esse visitante veja anúncios do que buscou recentemente, nas Redes de Display, Pesquisa e Facebook.

Remarketing como estratégia de Venda

Quando se pensa em estratégias voltadas para o E- commerce, o Remarketing é um agente sempre presente na elaboração dos projetos de Marketing Digital. Ele pode ser usado tanto para negócios B2B, quanto B2C.

[one_half_first]

Persona - B2B

[/one_half_first][one_half_last]

Persona - B2C

[/one_half_last]

Uma parcela grande da população varejista ou atacadista, é atingida pelo Remarketing sem saber que a ferramenta pode ser usada a favor de seus negócios.
O fato é que 97% das pessoas que veem um anúncio pela primeira vez, não compram de cara, segundo dados seguros do Google Adword.

O internauta demonstrou interesse pelo produto, e criar uma oferta, uma vantagem, seja o que for, dentro de um anúncio que chame a atenção, te dá grandes chances de ele retornar ao seu site e efetuar a compra.

O importante a se ter em mente, é que é preciso causar impacto, e para isso, há muito o que se explorar em questão de opções gráficas e linguísticas, tal como o peso das ofertas, que essencialmente precisa causar interesse.

Locais onde o Remarketing atua

O Remarketing, permite que você divulgue seus anúncios em Redes de Display, Redes de pesquisa e Facebok, principalmente.

[one_fourth_first]Remarketing - Facebook[/one_fourth_first]

[one_fourth]Remarketing - Google[/one_fourth]

[one_fourth]Remarketing - Instagram

[/one_fourth]

[one_fourth_last]Remarketing - Bing[/one_fourth_last]

Há também como praticar o Remarketing de vídeo no Youtube, através de propagandas contidas no próprio vídeo. O youtube também funciona como rede de display, e seus anúncios podem ser vistos nos cantos laterais das páginas.

A Rede de Display, atua por meio de grupos de sites parceiros que abrem espaços em suas páginas na internet, para a divulgação de banners pagos por terceiros, aos usuários que estiverem numa lista de Remarketing.

[one_third_first]Remarketing - Rede de Display Anúncios Gráficos[/one_third_first]

[one_third]Remarketing - Rede de Display Anúncio Texto[/one_third]

[one_third_last]Remarketing - Rede de Display Anúncio Video[/one_third_last]

Há acordos diferentes para cada plataforma que se queira divulgar, cabe a você escolher quais anúncios são mais cabíveis para cada uma dessas plataformas. Um mesmo site, pode divulgar banners na forma de anúncios de diversos negócios.

No Facebook, acontece de forma semelhante à rede de display, feito também por meio de empresas parceiras a divulgação de anúncios dinâmicos.

Na Rede de pesquisa, não há banners ilustrativos, mas links patrocinados contendo a chamada de forma padrão. Há limitação para o texto e ele é praticamente igual aos links contidos na rede de pesquisa.

Remarketing - Rede de Pesquisa

Como funciona

O Remarketing, permite atingir pessoas em qualquer parte do Funil de Vendas em que se encontrem, desde que haja uma boa estratégia. Este, é um fator que merece destaque, pois dá ideia de como pode-se ampliar conceitos para os clientes.

Explicando em miúdos: A pessoa entra em um site, ou anúncio pago da rede de pesquisas, ao fazer isso, ela é marcada por uma espécie de carimbo a que recebe o nome de ‘’cookie’’. Esse cookie, é armazenado em seu computador e dessa forma, torna-se possível que o Google a identifique e exiba posteriormente anúncios deste site, em outros sites que tem espaço aberto para anúncios, aquelas plataformas no qual falamos mais acima.

Essa marcação, pode durar de 30 a 180 dias, para Rede de pesquisa, e até 540 dias para Redes de display.

Ou seja,

1° Instale a tag do Google Adwords;

Remarketing - Tag

2° Crie listas de Remarketing em que há interesse em se trabalhar.

É preciso que haja no mínimo 1.000 usuários para que uma lista funcione.

Remarketing - Lista

O que considerar na hora de montar sua campanha de Remarketing

Como já dissemos anteriormente, o Remarketing é baseado em listas. Mas quais listas são essas?

As listas variam de acordo com as ações que os visitantes que chegam ao seu site, realizam dentro dele. Por exemplo: Quem clicou em certo produto, quem acessou a página de preços, quem efetuou uma compra etc. Sendo assim, é preciso analisar, dentro deste esquema, quem é interessante impactar através de novos anúncios.

É possível etiquetar cada página de um site, e de acordo com que as pessoas forem acessando essas páginas, serem sinalizadas posteriormente com o anúncio que estiver de acordo com a etiqueta.

Diferenciar os grupos que te acessam é fundamental, pois, cada um desses grupos exige abordagens diferentes, já que a necessidade de cada um também se difere. Então, é aconselhável não dirigir os mesmos produtos para todos os grupos de usuários.

Como saber qual forma de Remarketing dará mais resultados?

A sua estratégia é o que definirá a melhor forma de fazer o Remarketing render a favor de suas vendas. Há requisitos, no entanto, que é preciso considerar na hora de fomentar essas estratégias.

Uma delas, é não exagerar com seus anúncios. Muitas vezes, isso pode acabar cansando quem está navegando e ao invés de haver a conversão, ocorra totalmente o contrário.

É preciso se atentar ao tipo de público, em qual fase da jornada do comprador ele se encontra e dirigir anúncios específicos para cada fase. Por exemplo: Anúncios para quem apenas entrou no site e saiu (Topo do Funil); para quem clicou em alguma ação e saiu (Meio do Funil); para quem demonstrou real interesse e para quem se tornou cliente (Fundo do Funil).

Remarketing - Infográfico Funil de Vendas

Investir em boas Landing Pages, também é fundamental para facilitar o processo do seu possível comprador até à sua oferta. Um bom anúncio de nada vale se conduzir o visitante até o Home da sua página.

E finalmente, adote boas métricas para saber o número de conversões do seu site e como ele anda gerando resultados. O ROI (Retorno do investimento), é uma métrica usada para medir o retorno dos investimentos feitos em marketing digital. Isto permite que você possa avaliar o que de fato está dando certo e o que deve ser testado ou eliminado da sua estratégia.

Google Adwords e Google Analytics juntos, pode ser fundamental para a sua estratégia

[one_half_first]

Remarketing - Google Adwords

[/one_half_first]

[one_half_last]

Remarketing - Google Analytics

[/one_half_last]

O Google Adwords, oferece recursos que permitem segmentar categorias de visitantes, conforme o lugar por onde passaram no seu site, conforme a localidade geográfica em que estão e conforme a plataforma em que navegam com mais recorrência.

O Google Analytics entra aí, fornecendo relatórios detalhados sobre toda a movimentação que acontece dentro do site, quais ações as pessoas praticaram após clicarem em um anúncio.

Deste modo, é possível através da junção destas duas ferramentas oferecidas pelo Google, focar em quais audiências estão gerando um melhor retorno para suas ofertas, e investir da melhor forma.

Conclusão

Viu, só? Com alguns minutos de estudo, você aprende uma estratégia nova e ganha uma chance a mais de se destacar no mercado. A Foco Sales, confirma e assegura o Remarketing, como uma de suas principais fontes em alavancar vendas. Você pode fazer tudo isso sozinho ou decidir por falar com um de nossos consultores e deixar cada detalhe em nossas mãos. Nossos clientes atestam a qualidade!

[/content_container]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.