Em qualquer tipo de empresa e ramo de negócio a fidelização é um grande desafio. As opções são inúmeras e estão pulando por toda parte. A construção de um vínculo, e o melhor, sua continuação, se torna a cada dia mais difícil.

Felizmente, ou infelizmente, o brasileiro não recebe exatamente o melhor tratamento em qualquer lugar que chegue. Arrisco a dizer que isso é até bem raro. Por má remuneração, descrença e muitos outros motivos desconhecidos, não encontramos boa recepção em inúmeros estabelecimentos. O que quer dizer que sua clínica médica pode cativar pacientes com premissas bem simples e muito básicas.

Em um âmbito como o da área hospitalar, em que há uma gama de proposições do CRM limitando a forma de fazer propagandas que possam chamar a atenção de quem está à procura de um tratamento médico, não há outra forma de trabalhar a não ser se atendo a todos os detalhes.

Claro, você pensará que é uma missão impossível, mas talvez já haja pontos de melhora que andam passando despercebidos de você com a rotina e a correria do dia a dia.

Há três frentes que sustentam o sucesso do seu negócio, são elas: Tecnologia, Relacionamento interpessoal e Marketing. Será que você está por dentro de cada uma? Vejamos.

Tecnologia

Não haveria hospitais sem tecnologia, assim como também não dá para se manter de pé com as mesmas desatualizadas e causando erros ou lentidão aos processos médicos.

Existem softwares feitos exclusivamente para integrar os ambientes hospitalares. Direcionar seus processos para que possam ser realizados de forma online agrega muitos benefícios, além de funcionar como atrativo aos pacientes.

Numa era em que todos estão conectados à internet, dispor de um sistema de agendamento online conta muitos pontos. Algo até então simples como o Whatsapp também já atua como um diferencial, visto que falar ao telefone em uma chamada fixa anda incomodando muitas pessoas.

Aparelhos atualizados, centrais que realizam laudos à distância com mais rapidez, softwares; diminuem de forma considerável a incidência de erros nos processos médicos.

Sem contar que o uso de plataformas com os dados dos pacientes, permite que os médicos também divisem suas tarefas facilitadas ao poderem acessar de qualquer dispositivo e a qualquer hora que precisarem.

Soluções informatizadas são a grande aposta em tempos em que as pessoas mudam rapidamente de direção e recebem várias informações ao mesmo tempo. Trabalhe no aprimoramento dos seus canais de comunicação.

Relacionamento Interpessoal

Vários quesitos entram no desenvolver do relacionamento interpessoal. A começar pelo atendimento na recepção do hospital, que precisa ser claro, objetivo e caloroso. Não nos esqueçamos que a primeira impressão conta muito, então é fundamental rever alguns detalhes a respeito do próprio cenário que essa recepção apresenta, se há conforto, revistas atualizadas ou mesmo água ao dispor do visitante.

Há que se considerar o tratamento dado pelo médico durante e após a consulta, e que é de crucial importância. Consultas apressadas e pouco interesse do médico são o terror de qualquer doente, se você for médico e estiver em um dia ruim, tente praticar o altruísmo, afinal redundará em benefícios para você mesmo.

Se o paciente for bem tratado, não precisar passar por transtornos para realizar um agendamento ou para pegar resultados de um exame, há grandes chances que ele volte à sua clínica e faça indicações aos seus conhecidos. Fidelizar pacientes é mais barato do que conquistar novos.

Marketing

O Marketing é um aliado indispensável para que sua clínica consiga destaque no meio de tantas concorrentes.

O ramo da saúde, particularmente, é o ramo da indústria que menos faz uso de marketing digital para se divulgar. Marketing Digital significa estar nas redes, ou seja, dispor de um site ou blogs responsivos para que as pessoas te achem quando o procurarem na internet, e acredite, o consumidor da atualidade pesquisa por tudo nas redes antes de tomar a decisão final.

Já que a maioria dos seus concorrentes não fazem uso desta ferramenta, você pode se destacar fazendo seu uso. Estar nas redes sociais também é significativo, pois dá chance de que seu público-alvo possa interagir e dar opiniões e que ainda você possa acessar mais a fundo o que eles buscam.

Montar um E-book, apostar em E-mail marketing para reforçar vínculos, são algumas das várias coisas a que o marketing digital se propõe, sem contar que é a forma mais barata de se fazer propaganda.

Conclusão

Com estes três quesitos funcionando basicamente bem, você perceberá as diferenças. Não deixe de observar, falar com bons profissionais que lhe auxiliem nas tarefas que irão otimizar sua clínica médica.

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