Se destacar no mercado não tem sido fácil para a maioria das pessoas que decidem por montar um negócio e serem autônomas.

Saber gerir exige inumeráveis responsabilidades e conhecimento aprofundado sobre as várias frações que compõem o todo de uma empresa, claro, se houver ambição de crescimento. Grande parte dos que adentram o empreendedorismo, dispõe de muita vontade de trabalhar, mas também de informações esparsas, pouca experiência, e fracassam. A boa disposição desalinhada a conhecimentos específicos de quase nada vale.

Os médicos são profissionais que tendem a querer montar seus próprios consultórios ou clínicas, em vista da má remuneração dos locais públicos, e também para fazerem com que seus nomes tenham chance de ressoar e se sobressaírem no mercado.

Algumas clínicas médicas conseguem se destacar por saberem aproveitar momentos favoráveis mesclados à competência dos profissionais/serviços/equipamentos. Alguns outros fatores são de suma importância e muitas vezes são deixados de lado por inexperiência ou leiguismo dos novos empreendedores médicos.

Os profissionais que conquistam o sucesso têm perfis mais ou menos diferenciados, mas estratégias que se assemelham muito. Veja algumas delas e observe quais podem estar sendo úteis de serem agregadas ao seu negócio.

Atendimento

O primeiro item talvez seja o mais clichê, já que parece bem óbvio. Embora pareça uma questão de fácil resolução, o atendimento no Brasil em qualquer instância de negócio, ainda deixa muito a desejar. Ser bem tratado ao telefone, em uma recepção, até chegar ao médico, faz toda a diferença nas clínicas médicas de sucesso.

Reforçar a atenção a ser dada e ter um bom pessoal de RH para que haja motivações constantes do pessoal, podem ser os primeiros passos para uma maior adequação e qualidade.

Pessoal preparado

Tem-se em mente a imagem de que médicos são profissionais bem preparados e com boa formação. No entanto, você precisa de parceiros que também tenham boa preparação, e isso não se trata de apenas academicismo, mas também bons modos, preocupação com imagem própria e o bem-estar dos outros.

Imagem 

A imagem de um negócio no ramo da saúde precisa ser alimentada com cuidado. E isso abarca tanto o ambiente interno quanto o planejamento das propagandas que serão feitas quando há o intuito da divulgação.

Sabemos o poder de projeção da internet nos dias atuais, as transformações advindas dela não pararão, este é um fato incorrigível. Dispor de uma equipe competente para estar bem incluído nos meios digitais é de suma importância para o crescimento. Deve ser quebrado o mito de que o marketing representa gasto. É sim investimento.

Boas experiências ao usuário 

Os consumidores da atualidade são fisgados por serviços que lhes forneçam boas experiências comunicacionais e sensoriais. O fato de dispor de um Whatsapp, por exemplo, para que os pacientes possam marcar suas consultas ou mesmo saber dos horários e coisas do tipo, ajuda muito.

Fazer ligações, muitas vezes gera incômodo, o “Wpp” permite que se possa praticar ações estando em qualquer ambiente; dentro de um ônibus, no shopping, etc.

Isso sem contar nos softwares desenvolvidos exclusivamente para o ambiente hospitalar que, se adotados, complementam na divulgação do seu espaço e dá opções a mais para que os pacientes pesem na hora da escolha.

Criação de Vínculo

As redes digitais contribuem na criação e fortalecimento de vínculo entre as clínicas e seus pacientes. Estar atento quando fazem perguntas ou deixam algum comentário/feedback, é um elemento que não deve ser desprezado, significa que há dedicação e vontade em cuidar do bem-estar daquela pessoa.

Identidade Visual 

A identidade visual está inserida no designer da sua clínica médica e se atentar a ela é indispensável. O ditado diz que a primeira impressão é a que fica, nesse caso, é inegável a credibilidade que um site ganha tendo uma boa identidade visual.

Construir um logotipo que se transforme na sua marca é um passo favorável ao ganho de mais pacientes. Em tempos de crise, ter investido no que lhe gerou destaque pode ser a melhor saída, pois já reconhecerão sua marca e associarão conceitos a ela.

Estrutura 

A grosso modo, as questões estruturais são básicas para que um estabelecimento no ramo da saúde caminhe com o mínimo de ordem.

Conhecer o mercado; estruturar um planejamento estratégico; rever as práticas que tem legalidade em um estabelecimento de saúde; avaliar locais de estruturação etc.

As clínicas médicas que obtém sucesso sabem que estas são premissas substanciais e que não é possível que falhem.

Conclusão 

Com certeza não existe uma fórmula definitiva que garanta êxito nas trajetórias de clínicas médicas, os desafios são muitos em questões as mais simples.

Se projetar é necessário para concorrer no enorme mercado que cresce a cada dia. O marketing digital ainda é pouco explorado nesse ramo, há baixa de negócios se destacando por essa via.

Começar por onde seus concorrentes apresentam deficiências pode ser uma boa forma de otimização e inovação. Se atrelar a bons profissionais, como já dissemos, atrai possibilidades concretas de crescimento.

 

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