O nome pode soar estranho, mas o Funil de Vendas, é uma estratégia usada pelas melhores empresas e tem gerado excelentes resultados, afinal, elas são as ‘‘melhores’’, certo?

Tudo ao nosso redor muda constantemente: a moda, a fala, os costumes, enfim, uma infinitude de coisas. Sendo assim, se as pessoas mudam e tudo referente a elas; o mercado também mudará, e logo, a forma de vender.

Antigamente para que alguém conhecesse certo produto, as empresas davam um jeito de divulgar aquele produto e explanar o quanto era bom e indispensável em todas as redes possíveis; poderia até dar certo, mas hoje, com a vasta opção de produtos que temos, fazer isso não adianta muito.

Se divulgar e salientar constantemente tudo de bom que um produto oferece, não é mais uma boa forma de fazer marketing, então o que dá certo afinal, nesse século?

O que se tem em mente hoje é ‘‘educar o consumidor’’ para que ele conheça o seu produto e através disso se torne um comprador. O que isso significa? Significa ter um site, conhecer o perfil dos seus compradores e produzir conteúdo que chame a atenção de quem está na internet a procura de algo.

Vamos entender isso direito.

O que o Funil de Vendas tem a ver com produção de conteúdo?

O Funil de Vendas é um dos pontapés iniciais na hora de produzir conteúdo digital que gere atração para a sua marca. Ele direciona e caracteriza diferentes níveis da jornada do comprador.

Persona - Jornada de Compra

 

Uma boa parte de quem chega ao seu website não está com a intenção de efetuar de fato uma compra, mas isso pode acontecer se você tiver conteúdo de qualidade que prenda e persuada o visitante a comprar.

A maioria das pessoas que têm acesso a internet PESQUISAM por um produto antes de tomar a decisão da compra, isso significa que as pessoas passam por um processo onde comparam não apenas o preço, mas também qualidade e bom gosto das propagandas. Conteúdos são geradores de fatores que fazem com que esses internautas tenham maior poder de decisão.

Abordar o cliente na hora certa é a chave!

Definição Prévia

O Funil de Vendas é um dos pontapés iniciais na hora de produzir conteúdo digital que gere atração para a sua marca. Ele direciona e caracteriza diferentes níveis da jornada do comprador.

Persona - Jorge

 

Tendo seu público alvo em mente, fica mais fácil saber direcionar o assunto, a linguagem a ser empregada, e divulgar nas mídias digitais onde ele costuma acessar com mais frequência.

Estrutura do Funil

Ao pensarmos na estrutura do Funil de Vendas, é importante ter em mente que não existem regras fixas para montá-lo. Ele pode variar de acordo com o tipo do seu negócio (B2B ou B2C); também de acordo com o produto que você trabalha, com a demanda que ele recebe e tem condições de fornecer aos clientes, enfim, uma infinidade de variáveis a serem consideradas para estabelecer seu Funil de Vendas.

Funil de Vendas - Divisão

Na maioria das denominações feitas das fases do Funil, ele é principalmente dividido em 3 partes, que são:

Topo do Funil de Vendas

No Topo do Funil tem-se a fase da Consciência, necessariamente é preciso conhecer o seu público para saber onde melhor lançar o seu conteúdo e também quais conteúdos esse público acessa com mais frequência e facilidade. Nesta parte do Funil não há um discurso voltado para a venda, você não irá falar do seu produto ainda. Lembre-se que quem está nesta fase da jornada do comprador, não está pretendendo por ora adquirir um produto, mas sim resolver alguma dúvida, alguma curiosidade.

Meio do Funil de Vendas

No Meio do Funil temos a Avaliação, nesse ponto o internauta tem consciência de que há um problema a ser resolvido e busca soluções cabíveis. Ele já aceitou o fato de possuir uma necessidade e seleciona critérios para comprar.

No entanto, ele ainda não se decidiu pela compra. Por exemplo, você pode ter um site que venda maquiagem e nessa hora você cria um conteúdo que informe os benefícios que usar base podem gerar, ou a necessidade de ir bem maquiada à uma festa. A partir daí seu ou sua cliente, decidirá se quer mesmo usar base ou se se convenceu da necessidade de ir bem maquiada à uma festa.

Fundo do Funil de Vendas

No Fundo do Funil, por fim, temos a fase da Decisão. Quando as pessoas chegam a essa fase, elas já se decidiram por adquirir um produto e procuram pelas melhores ofertas. É evidente que cada um estabelece seu critério de compra. Os melhores anúncios, escritos de forma convincente e persuasiva, podem se sobressair às ofertas de produtos mais baratos.

É aqui que você pode fazer com que sua marca, produto, ou serviço, brilhe. Essa é a hora de vender e você pode direcionar todo seu discurso para um tom de venda, mostrando benefícios, comparando resultados, e convencendo de verdade que é você quem oferece o melhor!

Pós Vendas

Talvez você não saiba, mas a jornada do comprador não acaba quando ele paga e recebe o produto, o pós venda é uma etapa fundamental para garantir a fidelização do seu cliente e ainda conseguir mais pessoas indicadas por ele.

Pode funcionar por meio de E-mail marketing, Remarketing, e conteúdos do seu próprio Blog contando sobre novidades, etc. Importante é que o cliente sinta sua preocupação em mantê-lo sempre atualizado com novas ofertas. Ofertas com propensão a gerarem impacto novamente.

Funil de Vendas- Remarketing

Métricas

Adotar métricas é uma excelente alternativa para medir o sucesso das suas postagens, quantas pessoas acessaram tal conteúdo, qual dos conteúdos geraram mais cliques, etc.

Medir a taxa de conversão de visitantes habituais em clientes, te dá uma boa base para saber em que investir e no que não investir de jeito nenhum.

Conclusão

Fazer uso do Funil de Vendas é essencial se você pretende estar em pé de igualdade com seus concorrentes. O mercado digital vem crescendo muito e está ganhando de muitas lojas físicas.

Produza conteúdo para seus clientes, direcione-os e os faça chegarem até você bem informados e cientes do que estão adquirindo.

O Funil de Vendas aliado a uma boa estratégia de venda digital pode tornar o seu sonho realidade.

A cleber paiva bola as melhores estratégias para cada tipo de empresa. Achou tudo isso muito complicado? Fale com a gente, bolaremos um plano que atinja em cheio sua clientela.

Marketing não é gasto, é investimento!

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