De um modo geral, pode-se dizer que o Marketing Mix são variáveis que influenciam diretamente na opinião e na forma de escolher certos produtos dos consumidores.

Ou seja, que se trata de uma série de estratégias que as empresas dispõem para vender seus produtos ou serviços. Ou seja, que são meios que influenciam na decisão de escolha dos compradores, poderosa não?

Seu maior objetivo é alcançar o maior número de vendas, que supere suas metas.

Esse conceito foi apresentado nos anos 60 por Neil Borden e até hoje se mantêm atualizado e eficiente. Toda a empresa quando desenvolve seu plano de marketing usa os pilares apresentados por Neil. Para muitos o Marketing Mix se trata da formula de fazer um verdadeiro marketing.

Mas afinal, de que está composto o Marketing Mix?

O Marketing Mix está composto por 4 grandes pilares:

  • Produto
  • Preço
  • Promoção
  • Praça

O Marketing Mix, também é conhecido como marketing composto por outros, embarga esses 4 elementos para o sucesso de venda de um determinado produto ou serviço. Todas são fundamentais e complementam uma a outra na hora de atingir o público alvo.

Como trabalhar com Marketing Mix?

O primeiro passo é planejar! O segundo é conhecer o mercado de atuação. O restante explicamos a seguir:

4p’s Marketing:

Preço

Quanto vale seu produto ou serviço? Existe uma maneira de parcelar? Lembre-se que o preço é muito importante em um produto. O valor dele é acessível a todas as classes sociais? Defina esse primeiro ponto antes de seu lançamento.

Praça ou Ponto

A praça ou ponto é o local de onde seu produto ou serviço será comercializado. Também é importante esclarecer se o local será online ou em lojas físicas. Assim como onde será o atendimento, se haverá entregas e outros detalhes complementares.

Produto

Quais são as características e benefícios de seu produto ou serviço? Nessa etapa deve ser planejado todos os detalhes. Se é um produto físico, qual será a cor da embalagem, tamanho, funcionalidades e etc. Tudo o que as pessoas podem encontrar nele. Se é um serviço, é importante ter tudo o que é oferecido bem apresentado, assim como um logo e portfólio de trabalhos anteriores.

Promoção

A promoção é uma ótima estratégia de lançamento para captar novo clientes. A promoção também pode ser usada para fidelizar clientes já existentes.

Como aplicar na prática o Marketing Mix?

Segue um bom exemplo da aplicação do Marketing Mix na prática, veja como é fácil.

Escolhemos como exemplo a venda de suco em garrafinhas de 200 Ml, 300 Ml, 500 Ml e 1 Litro.

Vamos entender a venda dessas garrafinhas de suco na prática dos 4 pilares do Mix Marketing

Mercado Alvo: Clientes que querem tomar algo mais natural e que estão com sede.

Produto: Suco extraído naturalmente da laranja, sem conservantes.

Preço: Entre R$2,00 e R$5,00 (dependendo do preço imposto pela concorrência e das Mls).

Praça: Venda realizada por vendedores ambulantes nas praias do Rio de Janeiro.

Promoção: Um garrafa de 200 ML custa 2 reais, levando 2 garrafinhas de 200 Ml cada uma sai por R$1.50, ou seja, que são 2 por 3 reais.

Viu como é fácil aplicar o Marketing Mix até nos negócios menores? Gostou do post?

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