O livro Hacking Growth, escrito por Sean Ellis e Morgan Brown, é o conteúdo definitivo elaborado pelos pioneiros desta metodologia que está em franca ascensão e é a coqueluche no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Lançado em 2017 pela editora HSM, o livro tem 328 páginas e é uma obra fundamental para quem quer entender de fato o Growth Hacking e como ele pode ser usado para promover crescimentos reais para os seus negócios, de forma mais prática, rápida e menos custosa, utilizando bastante da criatividade e da experimentação.

Os bastidores e os segredos das empresas de sucesso

Durante a leitura do texto você tem acesso aos bastidores das empresas que obtiveram o mais rápido crescimento do mundo, tais como Facebook, Uber, Dropbox, Airbnb, Pinterest e muitas outras. Ali estão os segredos de como essas empresas alcançaram o sucesso rápido, acabando com a concorrência e criando um enorme valor para seus negócios.

Em todas as companhias citadas acima havia uma metodologia bastante rigorosa, o Growth Hacking, termo cunhado por Sean Ellis, um dos inventores desse processo. O Growth Hacking faz com que a organização cresça focando nos clientes, fazendo com que eles sejam alcançados, encantados e motivados a adquirir sempre mais.

Para que isso ocorra, é necessário o envolvimento de times multifuncionais que mesclam a experiência de analistas, designers, engenheiros de software e profissionais de marketing para criar, testar e priorizar ideias vitais par ao crescimento de forma bastante rápida.

Passos para impulsionar o crescimento de sua empresa

Sean e Morgan apresentam um verdadeiro passo a passo de Growth Hacking para que qualquer empresa consiga o crescimento rapidamente. O primeiro deles é se preocupar em construir equipes de sucesso. Um time multifuncional focado em crescimento deve ser criado para projetar e testar novas ideias que podem levar ganhos de crescimento fantásticos.

Mas para que os esforços de crescimento deem certo, é fundamental que seu produto seja adorado pelas pessoas. Por meio de uma pesquisa intitulada “Must-Have”, seu produto deve se enquadrar nessa escala formulada por Sean Ellis. Daí será possível entender como fazer com que seu produto tenha destaque.

Cada negócio tem sua receita para o crescimento, afinal, cada mercado tem necessidades diferentes um do outro. É preciso, portanto, encontrar o que os autores chamam de alavancas para o crescimento, que são os principais insumos que vão definir o crescimento do seu negócio.

O passo seguinte é fazer experimentações em pouco tempo para descobrir o que funciona e o que não. É fundamental aqui trabalhar com coleta e análise de dados para checar o andamento dos testes.

Por fim, você terá essas ideias para várias etapas do ciclo de vida do cliente, percebendo que no Growth Hacking é meta primeira reter e otimizar receitas e, em segundo lugar, aumentar o número de clientes. Gostou de conhecer este livro? Deixe seu comentário. =)

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