Análise SWOT é uma das ferramentas do marketing que te ajuda a avaliar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (SWOT, por suas siglas em inglês) existentes em qualquer empresa de negócios. Uma análise SWOT pode ajudar a conseguir uma compreensão do passado e pensar nas possíveis soluções para problemas existentes ou potenciais — tanto para negócios existentes como para novas empresas.

Oportunidades

Às oportunidades se considera quase sempre algo externo. Descobrir que oportunidades há disponíveis para seu negócio. Você pode ser capaz de tomar vantagem de pacotes de empréstimos com juros baixos para empresas que começam, ou subvenções para estudos de viabilidade. Você poderia ter uma idéia que não foi provada na sua área e saber que tem uma demanda para o produto que você planeja produzir. Tenha em conta que as pessoas com negócios potenciais em mente tendem a ser muito mais otimistas que aqueles que já tem operações em existência. 

Forças

Se considera que as forças são primordialmente internas. Por exemplo, no que você contribui para o seu negócio, sua família, seus empregados e sua equipe administrativa? Se você está planejando iniciar um negócio, você ou um empregado ou membro da família pode ter experiência previa nessa indústria. Caso não seja assim, isso pode ser visto como uma debilidade. Se você já sabe aonde ir para buscar ajuda que necessita, isto se consideraria como uma fortaleza para esta análise.

Ameaças

As ameaças são consideradas também quase sempre como algo externo. As ameaças de fora do seu negócio podem te afetar diretamente, mas pode ser que você tenha muito pouco controle sobre elas. Se você está começando um novo negócio, há muitas normativas locais que vão impactar negativamente seu negócio. A concorrência imprevista (local ou estrangeira), a dissolução de mercados, o clima adverso, podem também ter um efeito negativo no seu novo negócio. Muitos dessas ameaças afetaram também negativamente a um negócio existente, as taxas crescentes de juros podem ter um impacto maior nos negócios existentes que nos negócios que começam.

Fraquezas

As fraquezas geralmente também se consideram internas, e são os fatores que você deverá enfrentar para dirigir um negócio bem sucedido. Para um negócio que começa, um exemplo poderia ser a falta de experiência na indústria selecionada. Outro exemplo pode ser que os membros da sua família não te apóiem.

Alguns pontos a considerar

Quando você realizar uma análise SWOT, tenha em mente que um rubro pode compensar a outro. Por exemplo, suas forças podem balancear suas fraquezas, e suas oportunidades podem balancear suas ameaças. Se isso não acontecer, este exercício te ajudará a entender os assuntos que você deve ter em consideração:

– Os Recursos humanos devem contratar empregados que tenham as habilidades que você necessita, essa é uma maneira de combater as fraquezas. Por exemplo, se você precisa de alguém que dirija um caminhão grande, contrate alguém com uma carteira de motorista comercial e elimine essa fraqueza. Ou, você poderia aprender a dirigir o caminhão você mesmo, mas, o problema é que você estaria deixando de dedicar o devido tempo ao seu negócio.

– Agregar mais pessoal a sua equipe administrativa é outra maneira de eliminar uma fraqueza potencial. Se seu negócio está crescendo e você está levando as contas pessoalmente, contratar a um contador liberará tempo para que você dê prioridade a partes mais importantes do negócio. Se você fizer isso, tenha certeza de contratar alguém de confiança ou realizar uma  pesquisa de seus antecedentes, especialmente se essa pessoa vai ter a autorização de assinar cheques, manejar contas bancárias e pagamentos de impostos.

E agora, com as informações necessárias sobre SWOT, à empreender ou aprimorar seu empreendimento.

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